1 - Não tenha pressa!
Você não precisa usar secador de cabelos para apressar a secagem entre uma mão e outra de tinta.2- Tenha um lugar/mesa reservado para fazer seu artesanato
Assim você poderá deixar seu artesanato secando ao natural sem comprometer a arrumação da casa.3 - Economize tinta e água na limpeza.
Deixe a paleta e pincéis sujos de tinta, que você ainda vai usar, dentro de saco plástico bem fechado, evitando assim o contato com o ar, o que resseca a tinta. Desta forma, quando você for utilizar novamente, por exemplo: a cada demão de tinta, as cerdas do pincel estarão soltinhas e a tinta fresquinha.Tinta e pincéis protegidos com filme plástico |
4 - Utilize tintas a base de água e, desta forma, evite o uso de solventes na diluição da tinta e limpeza dos pinceis.
As tintas a base de solventes e os solventes são extremamente poluentes.
Atualmente existe uma versão à base de água para todas as tintas a base de solventes, como por exemplo betume, tinta, verniz e laca. Quando for comprar, procure sempre por produtos a base de água. A sua saúde e o meio ambiente agradecem.
5 - Prefira as colas a base de água e evite as que são a base de silicone, resina ou solventes.
Assim como as tintas e vernizes, você também pode escolher entre as colas que agridem o meio ambiente e aquelas mais sustentáveis, que são a base de água, como a cola branca, da Cascola, por exemplo. As colas a base de solventes e as colas químicas, além de serem poluentes e tóxicas, podem reagir e estragar o seu trabalho. Por isso, evite usar.Outra opção mais sustentável é fazer sua própria cola. Existem muitas receitas de cola caseira na internet, veja qual se adapta melhor ao seu trabalho e experimente. Depois conte aqui o que achou 😀.
Quer saber mais sobre colas, veja este artigo neste site da UFPR e saiba tudo sobre cola - o mais completo que eu já encontrei.
7 - Evite comprar material se você não vai começar imediatamente o artesanato.
Muitas vezes compramos na empolgação e quando realmente vamos fazer o artesanato, já mudamos de ideia e acabamos não usando o material comprado. Material acumulado e sem perspectiva de uso atrapalha a organização do nosso espaço, além de ser uma despesa desnecessária.
8 - Troque o material que você não vai mais usar por outros que serão úteis para você.
Existem hoje grupos no Facebook para escambo/troca de materiais, como o Trocas e Vendas de materiais de artesanato e o Classificados troca e venda de material costura e artesanato em Curitiba.
Fora do Face, encontrei o Banco de Tecido. A cada depósito de tecido que você faz, você ganha créditos para retirar em outros tecidos quando quiser. Existem 3 bancos de tecido: em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Se você estiver em uma dessas cidades, vale a pena conferir.
Pesquise no Facebook, deve ter um grupo de troca de materiais de artesanato perto de você.
Pesquise no Facebook, deve ter um grupo de troca de materiais de artesanato perto de você.
9 - Planeje o seu artesanato e evite desperdícios
O meio ambiente agradece e o seu bolso também. Comece o seu artesanato somente após ter claras a ideia do que vai fazer e as etapas necessárias para a produção. Desta forma, as chances do seu trabalho sair como o esperado são muito maiores e com isso se evita ter que refazer o trabalho, o que desperdiçaria tempo e material.
10 - Reaproveite material
há muitos materiais que normalmente iriam para o lixo e que podem ser transformados, como caixas de papelão, que podem ser usadas na cartonagem e facilmente viram lindos porta jóias, baús, maletas etc.; latinhas de extrato de tomates que, com tecido e tinta, são transformados, como neste lindo jogo de potes de toalete; bijuterias feitas de retalho, como neste lindo colar de retalhos jeans; móveis velhos, que podem se transformar e ficar novinhos, como neste criado-mudo, neste aparador ou neste lindo armário; e que tal transformar um lustre antigo e velho nesta incrível peça de decoração: um lustre totalmente transformado, atual e lindo? Não é o máximo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário