"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
22 de novembro de 2017

Renove sua casa com azulejos ou ladrilhos hidráulicos

Se você é como eu e adora esses azulejos coloridos, fique sabendo que é muito fácil aplicar eu eu vou te explicar como. Mas antes, vamos saber um pouco mais sobre esses materiais.



Embora muitos chamem o ladrilho hidráulico de azulejo hidráulico, é bom saber que não são a mesma coisa. O ladrilho é feito à base de cimento e por processo totalmente artesanal, peça por peça, o que o torna bem mais caro que o azulejo. Ele também exige muita manutenção porque não tem aquela camada brilhosa e lisinha do azulejo. Por ser rústico e sem brilho, exige aplicação de resina de tempos em tempos. Além disso ele é mais espesso que o azulejo, um fator que precisa ser considerado dependendo do local em que será aplicado.

Já o azulejo é um tipo de revestimento à base de cerâmica. Tem uma face vidrada, que pode ser de cor lisa ou com estampa. A estampa é obtida por meio da aplicação e "queima" de decalque, uma espécie de película fina com a imagem escolhida. Muitas vezes o decalque é uma cópia de um ladrilho artesanal ou de um azulejo português. Como a produção do azulejo é feita em série, seu valor é bem acessível e por ter uma camada vítrea, não exige manutenção.

Há algum tempo eu reformei a pia da minha churrasqueira. Troquei a bancada de granito por uma maior. As pastilhas que já estavam na parede não iam acompanhar a extensão da bancada nova, que era maior e também já não me agradavam muito. Por isso eu resolvi dar uma repaginada no ambiente e optei por colocar azulejos.

Não foi preciso retirar as pastilhas. Os novos azulejos foram colocados por cima delas. A fixação foi feita com silicone e foi passado rejunte normal por cima. Muito fácil e sem bagunça.

A mesa abaixo, eu fiz há bem mais tempo. Eu usei azulejos de demolição, literalmente. Alguns tinham até uns quebradinhos nas extremidades. Encontrei no Quebra Galho da Visconde de Guarapuava, em Curitiba.  Eles são um pouco mais grossos que os azulejos que usei sobre a pia da churrasqueira. Para colar na mesa, eu usei cola branca Cascola Cascorez. Essa cola adere muito bem, porque a parte inferior dos azulejos é bem porosa como a madeira. Por cima passei o rejunte normalmente. 



O rejunte é muito fácil de usar. Escolha uma boa marca, que seja resistente a fungos e uma cor que combine com os azulejos. Misture com água, conforme instruções da embalagem e passe com uma esponja, daquelas de lavar louças, sobre os azulejos já colados. Termine de aplicar e ainda com o rejunte úmido, passe um pano também úmido para retirar o excesso de rejunte que ficar sobre os azulejos. Lave o pano e repita a limpeza até os azulejos estarem limpos. Para não remover o rejunte entre os azulejos, passe o pano de fora a fora, em vários azulejos de uma vez. Ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo