Depois |
Antes |
Em 1987 em pintei meu primeiro quadro, óleo sobre tela. Na época até que eu achei bonitinho.
Considerando a idade dele, posso dizer que ele ficou muito mais tempo guardado do que na parede. Com o tempo e devido a pressão que sofreu de outros objetos que estavam sobre ele enquanto esteve na prateleira, a pintura ficou toda trincada e já estava na hora de fazer uma doação.
Um dia desses resolvi recuperar a tela e a moldura.
Limpei e lixei bem tela e moldura, isolei com fita crepe o paspatur e pintei novamente a tela. Desta vez usei tinta acrílica para tela. O paspatur eu revesti com algodão cru. Usei um peça só de tecido, sem deixar emendas. O passo a passo para a colagem do tecido pode ser visto no post Escrivaninha em MDF com efeito madeira e aplicação de tecido.
Por fim, pintei a moldura com pasta metálica Goldfix na cor ouro rico. Gostei tanto do resultado, que hoje ele fica no hall de entrada da minha casa.
olá tudo bem? Gostaria de saber qual é a tinta 'ouro' que vc pintou os filetes da porcelana. Quero reformar algumas em casa e gostaria de colocar esta tinta ouro. Obrigada
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirAs tintas usadas na porcelana dependem de queima posterior em forno próprio, a uma temperatura aproximada de 750°. Com a "queima" a pintura adere à porcelana, resistindo ao uso. Mesmo assim, os filetes com lustre ouro e semelhantes, como prata e bronze, por exemplo, não são tão resistentes, como as demais tintas para porcelana, à máquina de lavar louças e não podem ser usadas em microondas por refletirem as ondas e danificar o aparelho.
A reforma nem sempre é aconselhada porque a peça de porcelana, que estiver sofrido o desgaste do uso, pode não resistir à queima e se partir.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição para mais esclarecimentos e para informar sobre as tintas e forno, caso você tenha interesse. Existem lojas especializadas neste tipo de material, sendo várias na internet.
Abraços e até a próxima