"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
21 de fevereiro de 2013

Recuperação de Quadro - Óleo sobre Tela



Depois
Antes


























Em 1987 em pintei meu primeiro quadro, óleo sobre tela. Na época até que eu achei bonitinho.

Considerando a idade dele, posso dizer que ele ficou muito mais tempo guardado do que na parede. Com o tempo e devido a pressão que sofreu de outros objetos que estavam sobre ele enquanto esteve na prateleira, a pintura ficou toda trincada e já estava na hora de fazer uma doação.



Um dia desses resolvi recuperar a tela e a moldura.

Limpei e lixei bem tela e moldura, isolei com fita crepe o paspatur e pintei novamente a tela. Desta vez usei tinta acrílica para tela. O paspatur eu revesti com algodão cru. Usei um peça só de tecido, sem deixar emendas. O passo a passo para a colagem do tecido pode ser visto no post Escrivaninha em MDF com efeito madeira e aplicação de tecido.


Por fim, pintei a moldura com pasta metálica Goldfix na cor ouro rico. Gostei tanto do resultado, que hoje ele fica no hall de entrada da minha casa.
10 de fevereiro de 2013

Porcelana pintada à mão by Rosangela Renosto





Meus queridos!

Compartilho com vocês mais um pouco do meu trabalho.
Estas são algumas das muitas peças de porcelana que já pintei. Muitas são as que estão decorando a casa de alguém.
Este é um trabalho que exige maior dedicação, habilidade e infra-estrutura, como um forno especial, que só convém ter, pelo alto custo, quem faz dessa arte um ofício.


A porcelana é como uma tela de pintura, mas muito lisa, que não oferece nenhuma resistência ao deslize do pincel, por isso as pinceladas têm que ser muito leves, se não, ao mesmo tempo em que o pintor dá a pincelada na peça, a tinta fica toda no pincel, sem deixar marcas de pintura na porcelana.


A técnica da pintura em porcelana não é nada convencional. Desde o preparo da tinta até a secagem. A tinta é um pó, de vidro, que só estará pronta depois de misturada a um óleo especial. Feito isso, deve-se mantê-la em local bem fechado para protegê-la de pó. A tinta fica molhada e permanece assim após a pintura. Tanto que antes de queimada, se alguém passar o "dedo" a tinta sai totalmente. Só depois de queimada, em forno próprio, a pintura estará pronta e a peça poderá ser lavada normalmente que não danificará a pintura.



São muitas as opções de peças para pintura, como vasos, potiches, moringas, rechauds, baleiros, miniaturas, peças de bijuterias, jogos de jantar, chá, café, etc. Muitas também são as técnicas e as tintas de efeitos, como vitral, ouro, etc.




Banco Plástico Reciclado









Olá, pessoal!

Aos poucos estou voltando...


Sabe aquele banco velho, de plástico, todo riscado e encardido que você tem em casa? Você pode transformá-lo num baco novo e estiloso, usando tecido.







Isso mesmo, você vai precisar de:

tecido de algodão,
primer (se o banco for de madeira dispense o primer),

cola para tecido,

rolinho de espuma,

tesoura e

termolina leitosa.




Limpe bem a peça, passe primer com o rolinho e deixe secar.

Passe a cola também com o rolinho e, enquanto esta estiver molhada, distribua o tecido de forma que cubra toda a peça. 







Ficará mais fácil se você for passando a cola por partes. Mesmo assim distribua o tecido para que no final não fique faltando em nenhuma parte.









Vá esticando o tecido para não formar bolhas. Nos cantos você vai precisar fazer umas pregas e, na parte interna, dar alguns piques com a tesoura para dar um melhor acabamento. Depois de seco passe termolina leitosa para impermeabilizar o tecido.



É um pouco trabalhoso, mas o resultado vale à pena.






Artesanato em MDF

Olá!
Este trabalho é bastante simples e pode ser feito em outras peças, como caixas e baús.


Topo