Fiz este porta-joias para minha filha Amanda organizar suas bijuterias. Comprei uma caixa com divisórias e tampa com dobradiças. Desparafusei as dobradiças para poder fazer cada peça separadamente.
O material que utilizei foi: tinta acrílica branca para fazer o fundo; lixa para madeira; gravuras e guardanapo para decoupage, cola para decoupage; goma laca indiana; Siq Floc e Siq Cola de contato para fazer o acabamento aveludado por dentro da peça; tinta PVA na cor da flocagem; dois tons de tinta PVA dourada; massa acrílica; estencil; pasta ouro Corfix número 245; verniz acrílico; secador de cabelo para acelerar a secagem entre cada etapa do trabalho; rolo de espuma e pincéis da marca Tigre - Sint. Suave e Konex, são ótimos.
Primeiro distribua as figuras sobre a peça e veja a melhor posição. Tire uma foto para se orientar.
Depois passe o fundo na peça. Eu usei pincel largo e passei por cima o rolinho. Acho melhor fazer desta forma do que passar o rolo na tinta e pintar diretamente com o rolo. O rolo serve para tirar as marcas do pincel. Se for necessário, lixe a peça. Cole as figuras.
Detalhe após fundo branco, colagem das figuras e aplicação do carimbo
Eu passei cola para cada figura de cada vez. Coloquei com cuidado a figura e por cima coloquei um plástico para poder pressionar sem rasgar o papel. Pressione de dentro para fora com as pontas dos dedos para tirar as possíveis bolhas de ar e rugas que possam se formar. Eu fiz a técnica de carimbo, que tem mais detalhes no post Baú com Betume Colors, Carimbos e Estêncil.
Depois das figuras secas use goma laca indiana para dar um efeito envelhecido.
No centro da peça eu fiz um relevo com estêncil e massa acrílica, como já expliquei na restauração de móveis. Depois passei ouro em pasta com pincel sobre o relevo.
Por dentro da peça passe tinta da cor da flocagem com pincel. Depois passe a cola para flocagem rapidamente e derrame o Siq Floc. Dê batidinhas como quando unta uma forma de bolo com farinha. Este passo tem que ser rápido, pois a cola seca rápido.
Depois de distribuída a flocagem deve-se aguardar a secagem natural, umas 12 horas. Depois disso, vire a peça para baixo e dê novamente batidinhas, dessa vez para cair o excesso. Eu coloquei uma tampa grande de plástico e limpa em baixo da peça para que
o excesso de flocos caísse sobre ela. Assim pude guardar o que sobrou.
Nas bordas das peças internas passe pasta ouro com os dedos para dar acabamento.
A base externa eu pintei com tinha dourada clara, e os pés e a borda da tampa com tinta dourada mais forte, para destacar. Colei um espelho por dentro da tampa e pronto. Gostaram?
Amei seus passo a passos faz mais kkk bjs
ResponderExcluirOi Maga
ExcluirFico feliz que tenha gostado
Estou preparando mais passo a passo para postar. Por que tipo de arte você se interessa mais?
Abraços