"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
8 de novembro de 2012

Aparador renovado!

Aparador finalizado

Acreditem, é o mesmo móvel. Foi lixado, recebeu as técnicas de douração em metal nos puxadores, decoupagem e aplicação de relevo com estêncil nas portas e pintura imitando madeira em toda a peça.

Baú em falsa Marchetaria


A arte da Marchetaria consiste em incrustar pequenos recortes de madeira numa superfície também de madeira, formando desenhos contrastando em cor e textura e mantendo a superfície lisa, sem relevos. 

Caixas Organizadoras



Olá Pessoal!
Fiz umas caixas lindas com aplicação de tecido em madeira para organizar as coisas no meu quarto.

26 de outubro de 2012

Bandeja com pintura efeito Madeira - Passo-a-passo


Bandeja em MDF com pintura efeito madeira
Eu adorei este betume colors, dá pra notar, não é? Fiz esta bandeja e preparei um passo-a-passo com fotos para facilitar o entendimento. O material e a técnica são os mesmos do post "Caixa que vira Mesa". 

20 de outubro de 2012

Caixa que vira Mesa



Gente, esse betume Colors é bom demais!!!
Vejam só esta caixa em MDF, ficou parecendo madeira nobre.


7 de outubro de 2012

Escrivaninha em MDF com efeito madeira e aplicação de tecido

Esta escrivaninha eu fiz para o quarto da minha filha Marina. Isto me faz lembrar que tenho que pensar em alguma coisa para fazer para o quarto da Amanda.



Material necessário:

Termolina Leitosa
Tecido 100% algodão
Cola branca
Tinta acrílica branca
Betume colors na cor chocolate
Verniz acrílico brilhante
Puxador de Metal
Lixa para madeira fina





Pintei toda a peça com a tinta acrílica branca, primeiro com pincel e em seguida, usei o rolo para não ficar as marcas das pinceladas. Foram 3 demãos de tintas, e a cada vez, depois da peça seca, passei lixa fina para deixar a superfície lisa. Lembre sempre de tirar o pó.





No tampo passei uma demão da tinta branca e depois de seco e lixado, com o pincel, usei betume colors na cor chocolate com pinceladas sempre na mesma direção. Para dar o efeito de madeira, com a tinta ainda molhada passei uma trouxinha de malha, também seguindo o sentido das pinceladas, imitando os veios da madeira. Pode-se usar direto a malha, sem o uso do pincel.





Para as partes em tecido, cortei o tecido deixando uma margem em volta. Pintei todos os recortes de tecido com a termolina, deixei secar e cortei exatamente nas dimensões necessárias. Deixei para cortar depois da termolina para o tecido não desfiar nas extremidades. Passei a cola no local, usando o rolinho. Ajeitei o tecido no lugar e passei a régua para não deixar bolhas de ar. Depois de seco passei novamente a termolina para impermeabilizar o tecido.

Finalizei dando 2 demãos de verniz acrílico em toda a escrivaninha, sobre as partes brancas, madeira e tecido e coloquei os puxadores. Ficou maravilhosa, nem eu imaginava que ficar tão bonita. E vocês, o que acharam?



Detalhe das gavetas revestidas internamente por tecido






23 de setembro de 2012

Baú com Betume Colors, Carimbos e Estêncil

Este baú eu fiz para guardar revistas. Usei várias técnicas e sem passar o tradicional fundo branco. Por dentro passei uma camada de betume colors na cor cereja Passei o pincel sempre no mesmo sentido imitando os veios da madeira e para dar um efeito de pátina.

21 de setembro de 2012

Futon Fácil - passo-a-passo

É muito fácil fazer um futon!
O futon original é um colchão japonês no início usado apenas por massagistas, mas atualmente é um item de decoração moderno, versátil e confortável. Você pode transformar uma almofada velha ou sem uso em futon ou fazer um novo. Pode ser feito com recheio de espuma ou manta acrílica ou de algodão.





Eu fiz dois futons para o quarto da Marina, minha filha, usando espuma e uma camada de manta acrílica por cima para ficar mais fácil fazer os pespontos à mão.


Detalhe da espuma revestida com a manta acrílica 



Espuma encapada com a manta acrílica, presa com alinhavos

Para um futon quadrado, com 45cm de lado (tamanho da espuma), corte dois quadrados de tecido medindo 48cm de lado, 4 retângulos de 10cm x 48cm.




Costure as peças formando a almofada e deixe um dos lados aberto para inserir a espuma ou costure um zíper na abertura. Recheie a almofada com a espuma e feche a abertura com pontos a mão ou apenas feche o zíper. 

Detalhe da costura do tecido cortado, direito sobre direito




Almofada pronta antes dos pespontos


Faça os pespontos com agulha grande e linha dupla para pesponto pegando de uma face a outra da almofada, nas extremidades, e com pontos grandes de aproximadamente 2 cm de extensão. Por fim, puxe quatro pontos no centro da almofada (opcional). Seu futon já está pronto.




Na foto abaixo são dois colchões. Fiz a capa da mesma forma como no futon de almofada usando zíper para poder retirar e lavar, e fiz pespontos só nas laterais. Quando for lavar terei que desmanchar os pespontos. Não fiz os pontos puxados no centro e o recheio usei apenas o colchão.


Obs: post revisado em 10/11/2017
10 de setembro de 2012

Arte e Reciclagem



Reciclar é uma arte! Há alguns anos talvez eu não julgasse tão importante o comportamento dos meus pais em relação ao consumo. Mas hoje vejo como eles sempre estiveram certos e como seria importante que mais pessoas agissem como eles. Meus pais sempre praticaram os 5 R (reduzir, recusar, repensar, reutilizar e reciclar) e sempre abominaram o desperdício.


4 de agosto de 2012

Decoupagem fácil - passo-a-passo

Como eu havia prometido, fiz um trabalho com decoupagem de uma forma fácil, que qualquer um pode fazer.



Você vai precisar de cola para decoupagem, guardanapo para decoupagem, pincel, rolo, saco plástico e verniz acrílico. Para a decoupagem na madeira, primeiro é necessário passar uma demão de tinta à base d’água na cor branca. É importante o fundo branco para não alterar a cor do papel. Para a decoupagem em vidro ou plástico, como no caso das escovas de cabelo, deve-se passar uma demão de Primer.




Passe uma demão grossa de Primer com o pincel e em seguida use o rolinho para tirar as marcas do pincel. Deixe secar antes de passar a cola para decoupage. Se for fazer a decoupagem em madeira, não use o Primer, em seu lugar use a tinta branca para fundo.

O guardanapo tem três camadas, que devem ser separadas e só a que tem o desenho deve ser usada. Por ser fininho e delicado, a maior dificuldade é não deixar o papel enrugar ou rasgar, a dica que eu vou ensinar, aprendi com minha mãe, que, aliás, faz coisas lindíssimas. Para alisar o papel e tirar as possíveis bolhas sem deixar que o papel rasgue, usamos um plástico comum (pode ser um saquinho aberto, daqueles usados para colocar as frutas no supermercado) e alisamos do centro para as extremidades.




Corte o papel no tamanho desejado, passe a cola com o pincel sobre a peça e coloque o papel com cuidado. 



Coloque o plástico sobre o papel e alise com as pontas dos dedos, do centro para as extremidades. Retire o plástico e olhe o resultado. Se for necessário recoloque o plástico e repita o processo. 




Depois do papel colado, passe uma demão da cola por cima do papel. Após a secagem, finalize com o verniz.





Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários. Abraços a todos e até a próxima.


Obs: post revisado em 16.11.17
31 de julho de 2012

Porta-joias Prata

Este porta-joias primoroso eu fiz com a ajuda da minha filha Marina. Ela queria uma peça elegante e refinada para colocar sobre o seu criado-mudo.





Escolhemos uma peça em gesso, por ser mais elaborada. A pintura base foi normal. Tinha a base de água com fundo branco, depois na cor escolhida, azul piscina.

8 de julho de 2012

Porta-joias Dourado - passo-a-passo


Fiz este porta-joias para minha filha Amanda organizar suas bijuterias. Comprei uma caixa com divisórias e tampa com dobradiças. Desparafusei as dobradiças para poder fazer cada peça separadamente. 




6 de junho de 2012

Restauração de Lustre Antigo


No ano passado eu e minha filha, Marina, fizemos a restauração do lustre da foto ao lado para colocar no quarto dela. Compramos em uma loja de usados na Rua Riachuelo, aqui em Curitiba. Aquele modelo antigo em bronze. Custou R$ 150,00. Estava muito feio, sujo e manchado, mas o sistema elétrico funcionava. Infelizmente na época tiramos fotos apenas do antes de do depois, mas vou tentar explicar o passo a passo para aqueles que desejarem se aventurar nesta arte.

4 de junho de 2012

Armário Renovado




Eu estava precisando de um móvel para por no meu quarto, logo abaixo da TV, para colocar o aparelho da TV à cabo. Também precisava de um móvel para guardar a roupa de cama e banho. Uni tudo neste armário que encontrei numa loja de móveis usados, na simpática Rua Riachuelo em Curitiba.

Olá Pessoal!

Este é meu primeiro post. Comecei este blog por sugestão de um amigo, para mostrar minhas habilidades e compartilhar minha arte com outras pessoas. Espero sempre ter novidades com passo a passo e fotos, para que vocês se inspirem e possam também fazer trabalhos até mais lindos que os meus.
Abraços a todos!
Rosangela Renosto
Topo